terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Fetiche dos Provérbios!

Alguém me explica a cena dos provérbios?

Eu já tentei perceber mas não consigo, sinceramente não consigo!!!
A entidade "PAI", porque é que é tantas vezes usada na criação de provérbios? Porque é que, sempre que alguém cria um proverbio, utiliza a palavra PAI? Porque?

"Filho és pai serás, conforme fizeres assim acharás."

Pai será se não for bicha! Porque isto dos provérbios e da sabedoria popular na maior parte das vezes não tem lógica nenhuma!

"Filho que o pai amargura jamais conte com ventura"

Eu lembro-me que quando amargurava o meu "velho" podia contar mas era com um excerto de porrada pelo pêlo abaixo, só se perderam as que cairam no chão, dizia ele. (amargurado como é evidente!)


"Tal pai, tal filho"

Sim convém que neste seja utilizada a entidade pai, porque se não ficava um proverbio conotado e a roçar a homossexualidade, ou como vulgarmente se diz: "Com um piquinho a azedo"
"Tal mãe, tal filho! - Nãaaaa!


"A criança é o pai do homem"

Bem este nem comento!


"A pai avarento filho pródigo"

Sim, porque uma criança com um pai avarento tem de se desenmerdar, ou és um verdadeiro McGyver ou estás fecundado. Este sim compreendo o seu significado, e agora que o entendo ponho-me a pensar, o meu pai deve ser um avarento e tanto!

"A quem bem me mantém chamo pai e mãe"

Neste estão figuradas as duas entidades mais importantes na vida de um filho, e traduzindo o provérbio facilmente chegamos ao seu significado, És meu PAI? Então chega-te à frente com o dinheiro!

"A quem matar teu pai não lhe cries o filho"

Eh bem! Mas que é isto? Porque alma de quem é que iríamos criar o filho de outro? Ele que o fez, ele que o ature, ( aqui está um belo provérbio, "ELE QUE O FEZ, ELE QUE O ATURE" isto faz-me pensar na génese dos provérbios, mas vou deixar isso para outra divagação ), era o que mais faltava!!!

"Amor de pai que todo o outro se vai"

Não sei, não! Só por segurança é melhor arranjar mais!

"Ao bom pai cumpre adorá-lo, ao pai ruim suportá-lo"

Foram-se! Será que este tem alguma ligação com o do Pai és filho serás?

Estas são só alguns exemplos, existem muitos mais por esse Mundo fora! Deixo um desafio aqui, comentem e deixem mais alguns provérbios que usem a palavra "pai", pode ser que me ajudem a perceber a cena dos provérbios!
Eu já tentei e já me lembrei que pode ter a ver com a métrica da palavra, só pode ser isso não é??? Digo eu, que gosto de dizer coisas!!!

Pensem Nisto!



Sem comentários: